Viver um Advento cristão

O Advento tem, como finalidade, preparar as comunidades para uma celebração cristã do Natal e lembrar também que a última vinda do Senhor está agora mais próxima do que no momento em que abraçámos a fé. A visão cristã do Advento faz de Deus e não do homem a medida de todas as coisas. Trata-se duma forma de olhar as coisas e o mundo que contrasta com a visão que a cultura, a política e o social têm dessas mesmas realidades, e que é incómoda. Por isso, a liturgia do Advento interpela fortemente os que a frequentam, apontando-lhes como objectivo final a última vinda de Cristo, e como metas inter¬médias as manifestações de solidariedade humana, a viver em jubilosa esperança, como sinais precursores do Natal de Belém. 
A visão cristã do Advento manifesta-se também nas celebrações do sacramento da Penitência, fazendo ressaltar, através da atitude humanamente acolhe¬dora e fraterna dos ministros, a inigualável humanidade de Deus que se compadece de todas as fraquezas dos homens, e cujo perdão é imen¬samente maior do que os pecados dos homens e mulheres de todos os tempos. 
Os cristãos, na sua vida quotidiana, são convidados a andar atentos às tentativas do poder económico que pretende transformar o Advento num período de louco consumismo, verdadeiro atentado à dignidade dos mais pobres e à igualdade e fraternidade que o Natal proclama.  
Se te reconheces como discípulo de Cristo, manifesta o teu desacordo relativamente aos modelos culturais que os meios de comunicação criam e impõem quase à força, contrapondo-lhes o modo de viver, de pensar e de sentir que se aprendem nas páginas do Evangelho, onde se narra o nascimento de Cristo e se contempla a simplicidade e pobreza do primeiro presépio: uma gruta, uma manjedoira, um Menino, que sendo rico Se fez pobre para ensinar aos homens a mais bela das lições: Felizes os pobres que o são no seu íntimo, porque deles é o reino dos céus. 
Convido-te a seres candidato a mestre de sabedoria evangélica, dizendo estas coisas com palavras mas principalmente com a vida. Garanto-te que não tardarás a ver discípulos e amigos que te acompanhem.
O Advento e a sua mensagem têm força para nos levar até ao coração do mistério da Encarnação, mistério que fez nascer Deus entre os homens e continua a ser capaz de conduzir os homens até Deus. 


José de Leão Cordeiro