Mensagem de Páscoa - "Vi o Senhor" (Jo 20, 18)

Tudo aconteceu muito rápido na manhã de Páscoa. Maria Madalena dirigiu-se logo ao romper do dia ao sepulcro, ainda marcada pela crucifixão e morte de Jesus. Ao ver o sepulcro vazio foi avisar os apóstolos Pedro e João. Os dois correram, um mais rápido que outro. Diz-nos o Evangelho que João ao ver as ligaduras no chão e o sudário enrolado à parte “viu e acreditou” (Jo 20, 8). Viu o sepulcro vazio e acreditou que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. Jesus deixa de estar ao alcance dos olhos. Só é visível pelo coração.

Ao voltar ao lugar do túmulo, Jesus aparece a Maria Madalena que o reconhece somente quando ouve o seu nome: “Maria”. Ela, escolhida para ser a primeira testemunha da ressurreição, vai anunciar aos discípulos a mais bela notícia: “Vi o Senhor”. (Jo 20, 18).

Jesus vem até nós e chama pelo nosso nome. Reconhecemos a sua voz. Sentimos que somos amados por Ele. Esse amor abre os nossos olhos e permite ver para além das aparências. As lágrimas dão lugar à alegria. Ressuscitou o Senhor, Aleluia! Que nesta Páscoa possamos ser testemunhas da ressurreição dizendo uns aos outros: “Vi o Senhor”.

P. Giselo Andrade