Nos primórdios do povoamento da Madeira, conta-se que a Santíssima Virgem Maria apareceu a uma humilde pastorinha no sítio do Terreiro da Luta pelos anos do reinado de D. João II (1477-1495). A pequena imagem foi colocada na capela de Nossa Senhora da Encarnação, construída em 1470 no local onde hoje vemos a Igreja.

Azulejo figurativo da aparição de Nossa Senhora à pastorinha - 1936.

«Há mais de 300 anos, no Terreiro da Luta, cerca de 1 quilómetro acima da igreja de Nossa Senhora do Monte, uma Menina, de tarde, brincou com certa pastorinha, e deu-lhe merenda. Esta, cheia de júbilo, refere o facto à sua família, que lhe não deu crédito, por lhe ser impossível que naquela mata erma e tão arredada da povoação aparecesse uma Menina. Na tarde seguinte reiterou-se o facto e a pastorinha o recontou. No dia imediato, à hora indicada pela pastorinha, o pai desta, ocultamente foi observar a cena, e viu sobre uma pedra uma pequena imagem de Maria Santíssima, e à frente desta «a inocente pastorinha que, a seu pai, inopinadamente aparecido, afirmava ser aquela imagem a Menina de quem lhe falava». O pastor, admirado, não usou tocar a Imagem e participou o facto à autoridade que mandou colocá-la na capela da Incarnação, próxima da actual igreja de N.ª S.ª do Monte» - nome que desde então foi dado àquela veneranda imagem».
— Gaspar Frutuoso ou Henrique Henriques de Noronha

Na sequência da terrível aluvião de 9 de Outubro de 1803 que devastou as cidades do Funchal, Machico e Santa Cruz e que provocou a morte a cerca de seiscentas pessoas, o bispo do Funhal D. Luiz Rodrigues de Vilares reunido na Sé com o clero e fiéis invocou o patrocínio de Nossa Senhora do Monte para toda a Ilha. O Papa Pio VII a 21 de Julho de 1804 aprovou o pedido da Diocese e colocou a Ilha da Madeira sob o patrocínio da Santíssima Virgem. No dia 9 de Outubro de cada ano é celebrada a Solenidade de Nossa Senhora do Monte, Padroeira principal da cidade do Funchal e secundária da Diocese.

Carreiros transportam Nossa Senhora do Monte no andor em procissão (15.08.2016)